Tamboata – Callichthys callichthys

Tamboata – Callichthys callichthys

Nomes comuns

Tamboata, tambuata, caboja, caborja, cascudo, Tamoata ou cambuti.

Taxonomia

Nome científico: Callichthys callichthys (Linnaeus, 1758)

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Actinopterygii

Ordem: Siluriformes

Família: Callichthyidae

Gênero: Callichthys

Espécie: C. callichthys

http://fumacrom.com/1NcGu

Características gerais do caboja

E um peixe siluriforme com cerca de 18 centímetros, coloração cinza-escuro e corpo alongado coberto por placas muito fortes exceto no abdômen que ajudam na defesa contra predadores como a traíra, marobá e bagre-africano.

Sua boca é pequena e arredondada possui longos barbilhões usados para detectar alimentos no fundo d’água.

Nativo da América do Sul é encontrado em quase todo o Brasil principalmente na bacia amazônica e mata atlântica, geralmente em rios e lagoas de águas turvas, e até águas com baixíssimos níveis de oxigênio.

Em épocas de seca ele leva vantagem sobre os outros peixes por ser muito resistente e possuir respiração aérea por meio dos intestinos podendo passar várias horas fora d’água (assim como o marobá), ou até mesmo se enterrando no fundo lodoso.

Reprodução

Na época de reprodução os machos se tornam bem diferente das fêmeas e seu corpo fica avermelhado, e seus espinhos ficam maiores e mais grossos, Então ele constrói um ninho feito de bolhas e plantas aquáticas onde a fêmea deposita cerca de 130 ovos que o macho cuida até o momento da eclosão.

ninho de cambota
ninho de cambota

Alimentação de Callichthys callichthys

Se alimentam geralmente durante à noite de detritos, algas, vermes, peixes mortos e larvas de insetos em fundos lodosos dos rios, ou seja são onívoros, na imagem abaixo eles se alimentam de um guppy já morto.

jorgeaguiarmaeterlink

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *