Cascudo – Hypostomus pusarum

Cascudo – Hypostomus pusarum

Cascudo

Características gerais

O cascudo ou limpa-vidro é um peixe siluriforme de água doce bastante conhecido nos aquários do Brasil. É bem fácil de ser criado pois além de ser robusto, ele se alimenta de detritos e algas que mancham o vidro do aquário e assim ajuda na sua limpeza.

Pode ser chamado de diferentes nomes como: boi de guará, acari, uacari, caximbau, bodó, acari-bodó e cari.

Infelizmente muitas pessoas pessoas acabam matando seus cascudos, cometendo o erro de não darem comida à esses peixes e nem limpar o aquário achando simplesmente que ele vai comer à sujeira e ficar bem, o que é um grande engano pois mesmo sendo um peixe forte ele precisa de cuidados principalmente a troca da água e ração especializada (ração de fundo).

É um peixe encontrado em regiões neotropicais, ou seja basicamente América do Sul e América Central, gosta de viver em tocas de açudes e rios.

Possui boca arredondada que está relacionado com seu hábito alimentar, ela é usada para raspagem e sucção de substratos de superfícies como pedras e vidros de aquários de onde ele retira o material orgânico em decomposição e microalgas.

É parecido com o Ancistrus dolichopterus mas não apresenta a mesma quantidade de barbilhões.

dois cascudos em um aquario
dois cascudos em um aquario

Essa boca arredondada também que lhe confere habilidade de sucção usada para se prender em pedras o que é muito útil em seu habitat natural onde há correntezas, e essa habilidade impede que ele seja arrastado por elas.

Outros peixes do mesmo gênero:

Hypostomus cochliodon
Hypostomus commersonii
Hypostomus luteus
Hypostomus niceforoi
Hypostomus plecostomus
Hypostomus punctatus

1 comentário até agora

Ancistrus dolichopterus – CRIAR PEIXES Publicado em21:32 - 3 de setembro de 2021

[…] como o cascudo ele é precisa de um aquário com bastante esconderijos e troncos, é bom que se tenha bastante […]

Deixe uma resposta