
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Cichlidae
Subfamília: Geophaginae
Género: Geophagus
Nome científico:
Características gerais
pH: 6,8 e 7,2
Distribuição: América do Sul
Temperatura: 22 a 28°C
Alimentação: omnívora
Tamanho: pode atingir até 25 cm
Nomes comuns: Acará, Acará-y, Cará, Porquinho, Papa-terra, Acará-diadema, Acará-ferreira, tupã e em algumas regiões do sul do Brasil é chamada de Videira.
Acará no tupi-guarani significa peixe áspero, escamoso, ela é um peixe territorialista da família dos ciclídeos que pode atingir até 25 cm de comprimento.
Seu corpo é alto e comprido com cabeça relativamente pequena, suas nadadeiras também são pequenas e possuem uma linha lateral e mancha preta vertical sobre o olho, três espinhos na nadadeira anal e dorsal, sua boca possui lábios grossos com pequenos e numerosos dentes.

Alimentação
Sua alimentação é omnívora, se alimenta de pequenos animais, plantas e invertebrados. Elas ficam revolvendo o substrato para capturar os pequenos invertebrados.
HABITAT
Ela é resistente e se adapta muito bem a climas quentes e frios, e também já foram avistadas em aguas salinizadas, por causa dessa sua adaptabilidade ela é encontrada em toda a América do Sul e em quase todos os rios e lagos do Brasil.
Pode ser encontradas em rios, lagoas e reservatórios mas sempre preferindo viver em ambientes de água parada e vegetação abundante.

Reprodução e dimorfismo Sexual
À acará se reproduz muito rapidamente, o casal faz seu ninho limpando uma área do fundo ou desova em uma gruta e a defendendo-a contra invasores, à fêmea e o macho também protegem as larvas recolhendo-as na boca.
A maturidade sexual é atingida em um ano nos machos e um ano e meio nas fêmeas. Apresentam dimorfismo sexual, os machos são maiores que as fêmeas e também desenvolvem uma protuberância carnosa na cabeça durante a época de reprodução.
Utilidades para o Homem
É muito utilizado como peixe ornamental e é bem visto na pesca esportiva, e piscicultura.
Na piscicultura o que mais se destaca é à sua semelhança com a tilápia do nilo porém ao contrário desta à acará é resistente ao frio e isso têm chamado à atenção de piscicultores, pois existe a possibilidade de cultiva-la em regiões onde a tilápia não se desenvolve bem devido ao frio. É relativamente bastante encontrada em mercados de peixe de algumas regiões como o Rio Grande do Sul.

Outras espécies do gênero Geophagus:
- Geophagus crocatus
- Geophagus diamantinensis
- Geophagus dicrozoster
- Geophagus gottwaldi
- Geophagus grammepareius
- Geophagus harreri
- Geophagus obscurus
- Geophagus parnaibae
- Geophagus pellegrini
- Geophagus proximus
- Geophagus abalios
- Geophagus altifrons
- Geophagus argyrostictus
- Geophagus brachybranchus
- Geophagus brasiliensis
- Brokopondo de Geophagus
- Geophagus camopiensis
- Geophagus crassilabris
- Geophagus mirabilis Deprá,
- Geophagus neambi
- Geophagus steindachneri
- Geophagus surinamensis
- Geophagus sveni
- Geophagus taeniopareius
- Geophagus winemilleri
- Geophagus iporangensis
- Geophagus itapicuruensis
- Geophagus megasema
2 Comentários