CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Osteichthyes
Ordem: Cyprinodontiformes
Família: Poeciliidae
Género: Xiphophorus
Espécie: X. maculatus
Nome científico: Xiphophorus maculatus
ETIMOLOGIa
O nome Xiphophorus significa portador de espada, xifós = espada e pherein = carregar.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E COMPORTAMENTAIS
São peixes pequenos e dóceis que podem atingir de 4 à 7 centímetros, e existem em uma grande diversidade de cores como laranja, branco, preto, branco, azul e amarelo.
É uma excelente espécie para iniciantes pois além de bonito é resistente e encontrado à preço barato. Como vimos ele pertence à família Poeciliidae à mesma do barrigudinho.

ALIMENTAÇÃO
Em aquário aceita bem rações em flocos, artêmias vivas ou congeladas e na natureza é um peixe onívoro que consegue comer vários alimentos como insetos, zoobentos, zooplâncton, crustáceos, vermes e algas.
REPRODUÇÃO E DIMORFISMO SEXUAL
São ovovivíparos ou seja à fêmea mantém os ovos em seu oviduto até o nascimento onde nascem cerca de 20 à 80 juvenis com 3 à 4 milímetros. São muito prolíferos pois sua reprodução é fácil.
Apresentam dimorfismo sexual acentuado, os machos são menores que as fêmeas e possuem gonopódio usado para transferir esperma para à fêmea. As fêmeas são capazes de armazenar e nutrir o esperma do macho, logo elas estão em um processo contínuo de maturação ovocitária.
Atingem a maturação sexual à partir da quinta semana de vida. O período de desova da fêmea é de 26 à 29 dias, não ocorrendo cuidado parental dos filhotes e logo que nascem estão por conta própria.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA E HABITAT
Seus representantes selvagens são encontrados nas bacias hidrográficas da América do Norte e Central onde habitam preferencialmente riachos e pântanos. Vive em regiões de clima quente e úmido, as margens de águas lênticas e alcalinas com fundo arenoso.

AQUÁRIO
É muito procurado nas lojas pela sua grande popularidade comparável à do guppy. Pode viver cerca de 4 anos no aquário.
É conveniente que a água tenha os seguintes parâmetros de qualidade: temperatura entre 18 a 25°C, que seja salobra com 5g de NaCl/L e pH 7,4. Ter esconderijos para os filhotes também é muito útil pois impede que eles sejam devorados pelos adultos, estes esconderijos podem ser comprados na loja, ou simplesmente você pode colocar plantas em seu aquário que os filhotes instintivamente se esconderam lá.
Convivem pacificamente com outros peixes, por isso são bastante usados em aquários comunitários podendo gerar filhotes híbridos cruzando com peixes da mesma família (poecilia), como o molinésia e espada.
1 comentário até agora