
Nome científico: Mugil cephalus Linnaeus, 1758
Outros nomes: parati, curimã, caíca
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Mugiliformes
Família: Mugilidae
Características gerais
As principais características da tainha são formato do corpo roliço e estrutura bastante robusta, cabeça larga e achatada, coloração acinzentada, boca pequena e lábios finos.
A tainha é um peixe dividido em 20 gêneros e 70 espécies, a maior parte delas mede uns 20 cm mas podem chegar aos 120 cm. São muito dinâmicas e conseguem ocupar diferentes tipos de ambientes em regiões costeiras de água doce e salgada de climas tropicais e subtropicais onde as temperaturas são superiores a 18° no verão, por isso é muito difundida em várias partes do mundo, algumas foram introduzidas em áreas onde não ocorrem naturalmente.
Sua alimentação é diurna e essencialmente herbívora, elas se alimentam durante o dia de algas, detritos, zooplânctons e organismos bentônicos.
Reprodução
Sua época de desova é entre os meses de maio e julho, e os indivíduos desovam de uma só vez durante este período anual de desova, mas esse período de desova pode variar segundo a espécie e região.
Seus valores de fecundidade são relativamente elevados e indivíduos mais compridos têm maiores valores de fecundidade. Um fato interessante é que foi sugerido que esta espécie possa apresentar hermafroditismo protândrico.
Alguns grupos passam toda sua vida no mar, mas os que vivem em rios e estuário precisam fazer a migração da água doce para o mar para desovarem. A maior parte da desova ocorre em água com temperatura entre 20° e 26°C.
Conheçam o Marobá:
Deixe uma resposta